Velvet Viper - Respice Finem

Grai - О Земле Родной(Our Native Land)


A música folk tradicional é conhecida por ser música do povo, no geral feita para e por pessoas mais humildes. Com a fusão da música folclórica com o heavy metal, parece que o estilo a cada dia ganha mais fama, antes essas bandas ficavam mais no underground, talvez com a excessão do Skyclad que conseguiu ter um certo sucesso, mais especificamente na Europa, mas nos últimos anos eu vejo muitas bandas do estilo ganhando destaque e até assinando com grandes gravadoras, temos vários exemplos por ai.
Essa banda chamada Grain(que significa bird's cry) vem da Russia, como podemos perceber no nome da banda, letras e até no titulo do álbum, estão todos em russo, o qual não há problema algum.
Ouvindo a música deles, vejo que a arte da capa do cd faz sentido, o som da banda nos remete e muito a natureza, que apesar de muitos elementos de folk, eles também são metal, contando com vocais femininos, com algumas poucas passagens com vocal gutural masculino cantadas pelo baixista da banda.
Faz tempo que não ouvia um álbum do estilo que realmente merecesse destaque dentre muitas bandas existentes do gênero, e  realmente a banda Grai merece destaque.
Diferente de muitas bandas de folk metal que temos na cena musical, a música deles é mais leve, mais melódica, não contendo muitas passagens agressivas, eu diria que é mais ou menos o que o Skyclad fez nos álbums "Oui Avant-Garde á Chance" e "The Answer Machine?", mas com um pouco mais de guitarras, mas mesmo assim ainda soando bem melódica do que agressiva.
Se você curte o estilo, vale muito a pena conhecer esta banda, uma das melhores que ouvi no gênero folk metal. Vale destacar também os belos vocais femininos das belas garotas Irina, Rimma e Alia.

Rating: 8,5/10

Band:

Irina - vocal
Rimma "Voronia" – keyboard, vocal
Alia "Leta" - flute, vocal
Andrei Smirnov - drums
Yuri "Sadist" - bass, growl
Ruzveld - guitar

Contact:
https://www.facebook.com/GRAI.folkRussia/
https://grai.bandcamp.com/

Comentários