Tad Morose - Chapter X

Vanishing Point - The Fourth Season




É o primeiro álbum que eu comento do Vanishing Point, mas já conhecia a banda através do seu álbum debut "In Thought" de 97, seguido do seu segundo álbum "Tangled In Dream" e seu terceiro álbum "Embrace the Silence".
A banda ganhou destaque na cena com os seus álbuns anteriores em especial em seu terceiro álbum, o qual constava música muito boas, pegajosas e complexas, com o seu metal progressivo de primeira e agora a banda volta a cena com o seu último álbum intitulado "The Fourth Season".
O álbum foi produzido no próprio estúdio da banda por Endel Rivers, foi mixado e masterizado no Finnvox estúdios na Finlândia por Mika Jussila.
Se você curtiu os álbum anteriores não terá do que reclamar sobre este, a banda não mudou o seu estilo, ainda continua com o seu heavy metal muito influênciado pelo metal europeu(acredito que um pouco mais agora), com toques de progressivo e até certos toques de AOR no vocal e alguns refrões.
O interessante da banda, que eles não chegam a soar clichês como muitas bandas do estilo, e conseguem ter alguns aspectos mais particulares, como a já citada influência na parte vocal e refrões, e não tocam com bumbos duplos de bateria o tempo todo, mesmo porque eles tem muito momentos mais metal progressivo no álbum, com bom uso de teclados, nada de choradeiras intermináveis, e sim, uma banda que sabe compor boas músicas, mesmo com toda complexidade em algumas partes.
Apenas posso dizer que a banda está um pouco mais influênciada pelo metal europeu, mas não chega a ser tão explicito, e espero que continue assim, pois a cena está saturada de bandas de power metal a la europeu, sem originalidade alguma.
Eu gostei muito de faixas como "The Tyranny of Distance", pelo parte simfônica, "Surrender", essa mais cadenciada, com um refrão grudento, com certeza algo muito positivo vindo de uma banda do estilo, não soando enjoativo ou forçado. Há também outra boa faixa neste bom álbum, a "Beyond the Open Door".
Talvez esse álbum não seja melhor que o seu anterior, mas faz bem o seu papel dentro da proposta da banda, e recomendado para quem curte o estilo ou já gostava da banda através dos seus outros trabalhos.

Rating: 7.5/10

Contato/Contact:
www.vanishing-point.com.au
https://www.facebook.com/vanishingpointaustralia/

Comentários